Conceito
Imagem (do latim: imago) significa a representação visual de um objecto. Em grego antigo corresponde ao termo 'eidos', raiz etimológica do termo ideia ou eidea.
Em senso comum, imagem, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registo foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da ideia.
Informaticamente, as imagens podem ser resultado de um processo de captura do mundo real ou geradas inteiramente por computador onde posteriormente poderão ser integradas em diversas áreas como anúncios publicitários, a própria arquitetura dos edifícios e das obras de engenharia, os utensílios domésticos, as vestimentas, os veículos de transporte, etc. Todas as imagens digitais provenientes do mundo real resultam de um processo de captura de material impresso, ou de fotogramas (frames) e designam-se por imagens capturadas (scanned still images). As imagens digitais produzidas inteiramente em computador designam-se por imagens sintetizadas (synthesized still images).
A imagem digital é a representação de uma imagem bidimensional usando números binários codificados de modo a permitir seu armazenamento, transferência, impressão ou reprodução, e seu processamento por meios eletrônicos. Há dois tipos fundamentais de imagem digital: estática e vetorial.
Utilizaçao da imagem digital
As imagens digitais têm aplicações em diversos campos: comercial, industrial, científico, pedagógico, lúdico, entre outros.
Podem também ser impressas em revistas, jornais, livros, textos, gravadas em suportes físicos, editadas e manipuladas com a ajuda de programas informáticos e transmitidas pelas redes informáticas.