sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Dispositivos informáticos utilizados na realidade virtual

Luvas de dados (datagloves): Utilizadas para controlo e manipulação do ambiente virtual, consiste numa luva eletrónica que captura os vários movimentos das mãos e dedos.



Spacemouse: Utilizado para controlo e manipulação do ambiente virtual, um spacemouse consiste num dispositivo que permite um alto controlo do movimento, o que aumenta a produtividade dos utilizadores em aplicações de software 3D.



Ring Mouse: Utilizado para controlo e manipulação do ambiente virtual. Um ring mouse consiste num rato 3D sem fios, sendo a sua posição detetada através de sensores ultra-sónicos no espaço. Bastante utilizado na realidade virtual.



HMD (Head-Mounted Display): Utilizado para visualização do ambiente virtual. O HMD consiste no dispositivo de visualização mais utilizado na realidade virtual. Consiste num capacete de visualização.




Auscultadores (Headphones): Utilizado para audição do ambiente virtual. Permite ouvir sons gerados a partir do computador. É o dispositivo de audição mais utilizado na realidade virtual.



Introduçao à Teoria da Interatividade

Hoje na aula de Aplicações Informáticas iremos dar a nossa opinião sobre os seguintes assuntos:

 -Interface gráfica
 -Interatividade
 -Realidade virtual  

O que é a interface gráfica?

Interface pode significar várias coisas. Em informática geralmente se refere a uma forma de comunicação entre duas coisas distintas: entre uma placa de vídeo e a placa mãe.
Interface Gráfica é um conceito da forma de interação entre o usuário do computador e um programa por meio de uma tela ou representação gráfica, visual, com desenhos, imagens, etc. Geralmente é entendido como a “tela” de um programa.
A interface gráfica do Windows por exemplo, pode ser entendida como o conjunto da barra de tarefas com a área de trabalho e o menu Iniciar. A interface de um programa é a sua tela, o seu modo de dispor as coisas na tela. Não é tão complicado entender.
Ao ouvir que um programa teve melhorias na interface, quer dizer que a tela dele foi alterada, por exemplo, mudando as posições dos botões, menus e itens diversos – geralmente tornando o uso do programa
mais fácil.

Interatividade

O termo interatividade resume, de certa forma, tudo o que de diferente é atribuído às novas tecnologias da informação e da comunicação por diferentes autores em função das suas posições teóricas. Na tentativa talvez de justificar o valor heurístico desse termo, vários autores discutem a existência ou não de diferenças semânticas e técnicas entre os termos interatividade e interação. Sem negar as razões plausíveis que os autores podem ter para fazer essa discussão, talvez maiores que as próprias implicações práticas, pode ser que ela não seja tão fundamental pois, afinal de contas, o valor do termo depende da sua capacidade de sintetizar as qualidades atribuídas aos novos meios de comunicação, algumas das quais são também reconhecidas como qualidades de outros meios menos novos. Sem especificar essas qualidades corre-se o risco de usar o mesmo termo para designar coisas diferentes a partir de posições teóricas diferentes.     


Realidade virtual

O ambiente virtual ou Realidade Virtual é uma tecnologia cujo mecanismo é aplicado a uma interface que conecta os usuários e utiliza um sistema informatizado, para construir uma plataforma realista e proporcionar ao visitante uma sensação de que o que se está vendo é praticamente parte do real.
O objetivo da Realidade Virtual é projetar o que é real no ambiente virtual em tempo real, baseado as técnicas e ferramentas tecnológicas com o intuito de ampliar a sensação de realidade ao visitante. Resumidamente a Realidade Virtual é uma simulação do que se vive na plataforma informatizada. Pode ser também batizada de Realidade Ficcional, pois é através do que compreendemos das situações, que conseguimos aproximá-las do que é real.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Apresentação do Nosso Blog

Somos os Zenetti, alunos da Escola Secundária S.Pedro de Vila Real e no programa da disciplina Aplicações Informáticas B foi nos proposto fazer este blog onde vamos colocar algumas tarefas realizadas na aula.
 Esta disciplina deve ser vista, já não como um complemento de generalidades de saberes associados às TIC, mas sobretudo como um complemento de formação nesta área, que visa direccionar os saberes dos alunos para aplicações e conhecimentos que sirvam como pré-requisitos adicionais para um prosseguimento de estudos.