Conceito de Multimedia
De acordo com Fetterman & Grupta (1993), o conceito multimédia restringe-se a aplicações que envolvam interactividade, cor e, claro, apresentações multisensoriais. Para estes autores, multimédia é uma experiência simultaneamente multisensorial e participativa, com um impacto emocional que advém de informação auditiva, imagens e vídeo, e que ocorre num ambiente interactivo de computador: “Multimédia Digital, ou simplesmente multimédia, define-se como a integração de até seis tipos de media num ambiente interactivo e colorido por computador” (Fetterman & Grupta, 1993).
Minoli & Keinath (1994) definem multimédia como uma tecnologia: “Multimédia é uma tecnologia interdisciplinar, orientada para as aplicações, que capitaliza na natureza multisensorial dos seres humanos e na capacidade de armazenamento, manipulação e transmissão de informação não-numérica dos computadores, tais como vídeo, gráficos e áudio complementada com informação numérica e textual” (Minoli & Keinath, 1994).
Tipos de Media
Media estáticos, discretos ou espaciais;
o agrupam elementos de informação independentes do tempo, alterando
apenas a sua dimensão no espaço, tais como: texto e gráficos.
Media dinâmicos, contínuos ou temporais;
o agrupam elementos de informação dependentes do tempo, tais como,
por exemplo, o áudio, o vídeo e a animação. Nestes casos, uma
alteração, no tempo, da ordem de apresentação dos conteúdos conduz
a alterações na informação associada ao respectivo tipo de media
dinâmico.
Tipos de media estaticos
Quanto à sua natureza espácio-temporal
Imagens e Gráficos: As imagens e os gráficos podem ser considerados,
respectivamente do tipo bitmap e do tipo vectorial quando são utilizados em
aplicações multimédia num sistema informático. Estes podem ser obtidos por
captura, através da utilização de um scanner ou de uma câmara digital, ou,
ainda, serem gerados no computador através da utilização de programas
adequados.
Texto: constitui a forma mais utilizada de divulgar informação em diversos
meios e formatos. O texto em formato digital pode ser criado através de
editores de texto, como, por exemplo, o Bloco de notas do Windows, dando
origem a conteúdos não formatados denominados plain text. Pode também ser
criado através de processadores de texto, como, por exemplo, o Microsoft
Word, dando origem a conteúdos formatados denominados rich text. Existe
ainda o formato de hipertexto.
Tipos de media dinâmicos
Áudio: O áudio corresponde à reprodução electrónica do som nos formatos
analógico ou digital. O formato analógico corresponde a áudio gravado nas
cassetes ou discos de vinil, por exemplo enquanto que o áudio digital
corresponde a um formato compatível com o processamento computacional.
Vídeo: Pode ser representado no formato analógico ou digital. O formato
analógico corresponde, por exemplo, ao vídeo criado por uma câmara de vídeo
analógica ou ao sinal de emissão de um canal de televisão analógico. Em
qualquer uma das duas formas citadas, é uma representação electrónica de
uma sequência de imagens.
Animações: Corresponde ao movimento sequencial de um conjunto de
editores de texto, como, por exemplo, o Bloco de notas do Windows, dando
origem a conteúdos não formatados denominados plain text. Pode também ser
criado através de processadores de texto, como, por exemplo, o Microsoft
Word, dando origem a conteúdos formatados denominados rich text. Existe
ainda o formato de hipertexto.
Tipos de media dinâmicos
Áudio: O áudio corresponde à reprodução electrónica do som nos formatos
analógico ou digital. O formato analógico corresponde a áudio gravado nas
cassetes ou discos de vinil, por exemplo enquanto que o áudio digital
corresponde a um formato compatível com o processamento computacional.
Vídeo: Pode ser representado no formato analógico ou digital. O formato
analógico corresponde, por exemplo, ao vídeo criado por uma câmara de vídeo
analógica ou ao sinal de emissão de um canal de televisão analógico. Em
qualquer uma das duas formas citadas, é uma representação electrónica de
uma sequência de imagens.
Animações: Corresponde ao movimento sequencial de um conjunto de
gráficos, no formato digital, que vão sofrendo alterações ao longo do tempo.
Actualmente a animação é maioritariamente produzida no computador,
através de software específico.
Quanto à sua origem
Capturados: São aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o
computador, através da utilização de hardware específico, como, por
exemplo, os scanners, as câmaras digitais e os microfones, e de software
específico.
Sintetizados: São aqueles que são produzidos pelo próprio computador
através da utilização de hardware e software específicos.
Modo de divulgação de conteúdos multimédia
Online: Significa a disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia.
Esta pode ser efectuada através:
- O da rede local;
- O de um conjunto de redes (World Wide Web);
- Os monitores ligados a computadores que não estão
ligados em rede, cujos dados estão armazenados em
disco.
Actualmente a animação é maioritariamente produzida no computador,
através de software específico.
Capturados: São aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o
computador, através da utilização de hardware específico, como, por
exemplo, os scanners, as câmaras digitais e os microfones, e de software
específico.
Sintetizados: São aqueles que são produzidos pelo próprio computador
através da utilização de hardware e software específicos.
Modo de divulgação de conteúdos multimédia
Online: Significa a disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia.
Esta pode ser efectuada através:
- O da rede local;
- O de um conjunto de redes (World Wide Web);
- Os monitores ligados a computadores que não estão
ligados em rede, cujos dados estão armazenados em
disco.
Offline: é efectuada através da utilização de suportes de
armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital (os
suportes de armazenamento mais utilizados são do tipo óptico,
CD e DVD).
suportes de armazenamento mais utilizados são do tipo óptico,
CD e DVD).
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